segunda-feira, 4 de abril de 2016

Limpeza de Cristais

Agora é a hora de começar a utilizar de forma prática seus Cristais, se você escolheu adotar de fato este tratamento holístico. Siga os passos abaixo e dê início a esta jornada fascinante que é a prática da Cristaloterapia.

Quando limpar?

1-Quando você acabou de comprar ou ganhar um Cristal: Você acaba de voltar da loja onde comprou alguns Cristais, ou acabou de ganhar alguns deles de um parente ou amigo. Esta é a situação onde o Cristal mais precisa de limpeza, pois não sabemos por quantas mãos ele passou, em que condições ele foi extraído, se ele fez parte de ambientes carregados ou se foi deixado de canto, negligenciado.

2-Quando você acabou usar este Cristal em algum tratamento: Se você utilizou seu Cristal durante uma semana no bolso, em massagens ou energizando/ limpando ambientes ou após seu tratamento, é preciso limpá-lo e reenergizá-lo. Isto garantirá um maior aproveitamento desta pedra.

3-Quando você sentir que conquistou o que queria com o Cristal: É muito comum usar uma pedra para mudar um padrão vibracional (como uma frustração ou um sentimento negativo), conquistar algo (como um emprego novo ou uma promoção) ou até mesmo com fins físicos (como diminuir uma febre). Se você usar um Cristal com um fim específico e conquistar este fim, seja após um dia ou um mês, está na hora de limpá-lo e reenergizá-lo - mas o ideal é não passar do limite de 2 semanas sem que ele seja limpo. Agradeça pela conquista e limpe o Cristal, pois ele cumpriu o seu papel.

4-Quando algo pesado ocorrer no local onde um Cristal está alocado: Se você tiver uma gama de Cristais na sua sala e tiver uma grande discussão com seu parceiro ou parceira neste ambiente, é recomendável a limpeza deles. Muitos Cristais (como a Turmalina Negra) têm capacidade de absorção de energias ruins, e podem até chegar a trincar quando são sobrecarregados de energias ruins. E quando esta carga passa do ponto, limpe novamente sua pedra e garanta a totalidade de seus benefícios.

PS: recomenda-se que um Cristal seja limpo a cada duas semanas, mas se ele for usado regularmente, limpe-o uma vez por semana para garantir a plenitude de seu potencial.

Métodos de Limpeza

Se você pesquisar em 10 sites sobre Cristaloterapia a respeito de métodos de limpeza de pedras, corre o risco de encontrar 10 métodos diferentes. Logo, pode-se até deduzir que não existe um método que possa ser considerado como “o melhor” – até porque muitos métodos são inviáveis para determinadas pessoas. No entanto, cada pedra carrega uma composição química, e isto nunca pode ser ignorado. É por isso que existe uma limpeza que (pelo menos eu) considero a mais eficaz, e que deve ser feita PELO MENOS uma vez: quando um Cristal chega às suas mãos pela 1a vez. Logo que você adquire ou ganha uma pedra, ela precisa de uma primeira limpeza energética bem mais profunda que as seguintes, de manutenção. No curso de Litoterapia que eu estou fazendo no Espaço Cristalino (um dos mais conceituados do país - http://www.espacocristalino.com.br/), somos orientados a fazer a seguinte limpeza: 


Passo 1 - 24h na Água com sal (grosso ou marinho): 
- coloque sal marinho ou sal grosso (eu prefiro o sal grosso, pois o marinho tem mais chance de penetrar em seus grãos microscópicos nos microporos das pedras) em uma tigela de vidro (de preferência, arredondada - como na 1a foto, à esquerda) 
- colocar as pedras que você deseja limpar 
- acrescentar Água (de preferência, filtrada) na tigela até pelo menos cobrir todos os Cristais (como mostra a 2a foto, à esquerda) 
- dar uma misturada na Água com o sal 
- cobrir a tigela com um pano (para o sal não ficar interagindo com o ambiente) 
- deixá-la neste processo por 24h (como mostra a 3a foto, um pouco abaixo à esquerda).

Passo 2 - Limpeza em Água corrente: 
- após 24h, para tirar o excesso de sal, tirar uma pedra por vez e deixá-la alguns segundos na Água corrente. Se você quiser ter certeza que não há MESMO nenhum vestígio de sal, você pode deixar a pedra na Água corrente, colocá-la em outro recipiente com Água pura, limpar todas as pedras (colocando-as no mesmo recipiente de Água pura) e depois passá-las na Água corrente de novo (como mostra a 4a foto, mais abaixo à esquerda).

Passo 3 - Ativação e programação: 
- sem secar as pedras, levá-las a algum lugar ao ar livre (onde as pedras deverão secar naturalmente - seja uma varanda, um quintal etc.) e "ativar" uma por uma: peça ao Alto (da forma que você achar melhor) que cada pedra se conecte a propósitos do bem de acordo com a composição química e a energia dela.
- depois de ativar cada pedra, você poderá programá-la (ou seja, caso você tenha algum propósito específico para aquela pedra, pedir para que ela funcione especificamente para aquilo, desde que aquilo esteja dentro do seu merecimento, que seja uma real necessidade e seja a hora certa de conquistar aquilo.

Passo 4 - Processo do "tempo": 
- após ativar e programar cada um de seus Cristais, você deverá deixá-los em um local ao ar livre onde elas possam receber a luz da Lua, do Sol e finalizar seu contato com os elementos naturais (ou seja, sendo elas provenientes do elemento Terra, - já que os Cristais vêm das profundezas de nosso solo - depois do amplo contato com a Água, elas terão contato com o Ar - através do vento - e Fogo - através do Sol.
- suas pedras deverão ficar ao ar livre por 24h, começando pela noite, ficando o dia inteiro ali e sendo retiradas na noite seguinte, 24h depois. Isto se deve ao fato do sereno da noite ter a propriedade de FECUNDAR, e a luz do dia, de VITALIZAR.

Esta limpeza mais profunda dá mais trabalho que outras, indiscutivelmente. Mas seu contato com o sal (que é um equilibrador molecular e energético natural), com a Água (um excelente condutor e agente de limpeza), Ar e Fogo (com as energias da Lua e do Sol) proporcionam benefícios que outras limpezas não conseguem proporcionar. Fazendo uma metáfora com o mundo da informática, a Água com o Sal FORMATAM a memória energética da pedra. No entanto, é preciso ter certos cuidados. Algumas pedras não podem ter contato com a Água (como a Pirita e o Enxofre) e outras não podem ter contato com o sal (como a Crisocola e a Malaquita). As Calcitas, por exemplo, até podem ser lavadas, mas não deixadas de molho (muito menos no sal). Já as pedras rosas e roxas, não podem ter muito contato com o Sol. Mas vamos detalhar essas pedras que necessitam de mais cuidados em outra postagem.


E se eu estou inseguro(a) e/ou prefiro fazer uma limpeza mais fácil/prática?

Para não ser parcial, separei também outros métodos mais comuns. Mas fique atento(a) às propriedades de cada Cristal na hora de escolher o seu método de limpeza (seja de acordo com suas convicções, conhecimentos e possibilidades):

1- Enterrar o Cristal em sal grosso ou sal marinho
Tempo: pelo menos 24h. Depois disso, lavar a pedra na torneira abundantemente e a deixe secar ao ar livre por mais 24h.
Vantagens e desvantagens: O sal é um equilibrador energético natural, e a limpeza posterior com a Água e a secagem ao Ar livre propiciam um contato maior com a Natureza e seus elementos naturais. No entanto, algumas pedras são sensíveis ao sal, à Água e ao Sol. Se escolher este método, fique atento às propriedades do Cristal, pois alguns racham com a água ou perdem sua cor em contato com o Sol. E lembre-se: a secagem natural das pedras sempre deve começar à noite (pois a noite FECUNDA e o dia VITALIZA).

2-Defumar em incenso
Tempo: Alguns segundos, dependendo da mentalização que você fizer.
Vantagens e desvantagens: Além de ser o método mais rápido de todos, você pode amplificar o efeito da pedra se escolher um aroma compatível com as propriedades do Cristal (ex: se sua pedra se sintoniza com o Chakra cardíaco, procure um incenso que também se sintonize com este Chakra, de ervas verdes, por exemplo). Outro benefício é que este método usa dois elementos naturais: o Ar e o Fogo.

3-Colocar dentro de um geodo bruto (formações rochosas irregulares e ocas) ou sobre uma drusa bruta (formações rochosas irregulares, geralmente sendo partes internas de um geodo).
Tempo: no mínimo 24h – mas dependendo do geodo e da drusa, este tempo pode ser menor ou maior. Exemplo de geodo bruto: 
Vantagens e desvantagens: Este é um método prático, pois você limpa um Cristal com outro Cristal. Muito recomendado para pessoas que não têm muito tempo para fazer estas limpezas, pois basta você comprar alguns geodos ou drusas e colocar as pedras dentro do geodo ou sobre a drusa. A desvantagem é que talvez a propriedade do geodo/drusa não combine com a da pedra a ser limpa. Fique atento a isso. Exemplo de drusa bruta: 

4-Limpeza na chuva
Tempo: Deixe seu Cristal enquanto durar uma chuva forte, e depois por 24h secando ao Ar livre.
Vantagens e desvantagens: Além de ser um método natural (e ao Ar livre), ele mescla o poder da Água, do vento (Ar) e da força do Sol e da Lua (pois ele tem contato com ambos em 24h). As desvantagens são a falta de controle (pois não sabemos quando vai chover) e o fato de algumas pedras serem muito sensíveis à Água.

5-Limpeza na Selenita
Tempo: Basta colocar o Cristal em cima de uma placa de Selenita (como a da foto ao lado), ou deixá-lo sob alguns bastões de Selenita por no mínimo 2h, no máximo 24h.
Vantagens e desvantagens: Se você não tem certeza se a pedra pode ou não ser molhada ou tomar Sol, este é o método mais rápido, fácil e seguro. Mas é o menos “completo”, já que a pedra não tem o mesmo contato com certos elementos naturais. 

Após a limpeza, caso você deseje encerrar este processo e reforçar o intento do seu uso, você pode segurá-lo agradecendo pela oportunidade de poder contar com aquela pedra (da forma como você achar melhor) e fazer uma mentalização reiterando o intento do seu uso, desde que seja a hora certa de conquistar aquilo, que você seja merecedor daquilo ou que aquilo esteja dentro da sua missão de vida/seu estágio de evolução. Mas este é um processo facultativo: as pedras têm uma energia muito intuitiva, e se sintonizam com aquilo que for mais necessário. 

Ficou com alguma dúvida? Tem uma pedra e não sabe qual seria o melhor processo de limpeza para elas? Entre em contato conosco e comece a usar suas pedrinhas de forma prática. Você vai se surpreender com os resultados que serão obtidos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário