Para finalizar este ano de 2017, vamos deixar aqui mais uma parábola. Você já ouviu falar na "metáfora do caminhão de lixo"? Ela diz respeito a tudo que podemos carregar e dar aos outros. Afinal, nós só damos aos outros aquilo que temos. Leia abaixo e reflita:
Um dia peguei um táxi e fomos direto para o aeroporto. Estávamos rodando na faixa certa quando de repente um carro preto saiu do estacionamento na nossa frente, nos fechando. O motorista do táxi pisou no freio, deslizou e escapou do outro carro por um triz. Mesmo sendo o culpado daquilo, o motorista do outro carro sacudiu a cabeça e começou a gritar para nós, nos xingando. O que o motorista do táxi fez? Apenas sorriu e acenou para o cara, de forma amigável, sorrindo. Não entendi a postura dele e questionei:
- Por que você sorriu e acenou pra ele? Este cara quase destrói o seu carro e nos manda para o hospital!
Foi quando o motorista do táxi me ensinou a tal "Metáfora do caminhão de lixo". Ele explicou que muitas pessoas são como caminhões de lixo: andam por aí carregadas de lixo, cheias de frustrações, raiva e desapontamento. Tudo isso, emocional e energeticamente, é LIXO! E na medida em que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar, e às vezes descarregam sobre a gente.
Se você não é um caminhão de lixo, não deve absorver este lixo nem revidar, pois não tem a ver com você: são eles que carregam todo esse lixo! Por tudo isso, quando alguém despejar uma destas emoções LIXO, apenas respire fundo, sorria, acene, deseje-lhes bem e vá em frente. Não pegue o lixo delas e espalhe sobre outras pessoas no trabalho, em casa ou nas ruas. Pessoas bem sucedidas não deixam os seus caminhões de lixo estragarem o seu dia - e a vida é muito curta para levantar cedo de manhã com remorso, mágoas, rancores ou arrependimentos. Por isso, ame as pessoas que lhe tratam bem e ore pelas que não o fazem.
Afinal, ninguém é obrigado a ficar com um presente que não gostamos - e só podemos dar aquilo que temos.
Grande beijo no coração de vocês e tenham uma ótima passagem de ano!