Você já parou para pensar que nossas mãos são o que de fato nos diferencia dos outros animais? Já parou para pensar que a base de tudo que criamos parte de nossas mãos, já que escrevemos, desenhamos, fazemos cálculos escritos e colocamos ideias no papel através delas? Pois é... Ter nosso polegar articulado é um dom que nos diferencia. Mas o poder de nossas mãos vai muito além disso: elas também são antenas que nos conectam interna e externamente. Entenda as premissas das principais posições com as mãos e pratique exercícios simples elaborados com muito carinho.
Desde os primórdios da humanidade, as tribos mais primitivas já se comunicavam através dos sinais. Aliás, mesmo soando um pouco exagerado, pode-se dizer que o gesticular foi o primeiro idioma da raça humana. E, mesmo nos dias atuais, nos cumprimentamos apertando as mãos, abraçamos partindo das mãos e nos comunicamos sem palavras através das mãos (afinal, se precisamos sinalizar um OK, um “paz e Amor” ou até mesmo um sinal ofensivo, as mãos podem falar por nós – isso sem mencionar a comunicação em Libras, que possibilita que pessoas com deficiências auditivas se comuniquem através das mãos).
Enfim, as mãos fazem parte de nosso dia a dia muito mais do que imaginamos. Mesmo em épocas tão “tecnológicas”, até mesmo para a comunicação digital, dependemos dos dedos para digitar. No entanto, as mãos têm um papel ainda maior no que tange aos nossos corpos sutis.
As mãos no corpo energético e espiritual - O poder de nossas mãos vai muito além do Tato e do manusear cotidiano. O carinho, que nada mais é do que oferecer nosso calor humano a outra pessoa, sempre parte das mãos. Aliás, quando nos machucamos, qual é a primeira coisa que fazemos? Dirigimos nossas mãos ao local machucado.
Já o Reiki, técnica holística comprovadamente eficaz, parte da canalização da energia universal através das mãos. Jesus, por sinal, proporcionou curas das mais variadas através da impostação de suas mãos (por isso muitos dizem que ele foi o primeiro reikiano que a humanidade viu).
Mas a coisa não para por aí: você já parou para pensar que todo tipo de contato com o Divino é feito através das mãos? É através delas que rezamos, que reverenciamos um Deus, que pedimos por alguma graça...
Isso porque nossas mãos têm o poder de fechar ou abrir ciclos enérgicos e magnéticos em nosso corpo. Ou seja... Quando utilizadas da forma adequada, podem absorver, captar ou bloquear sinais emitidos pelo Universo ou por outras pessoas.
Nas tradições orientais, em meditações ou em filosofias como o Yoga, as posturas corporais muito são valorizadas (seja das pernas, braços, cabeça e mãos). Sendo nosso corpo uma fonte energética que emana magnetismo, é racional imaginar que certas posições permitam uma melhor circulação de energia, gerando mais ou menos atração (interna e externamente).
Comparemos nosso corpo a uma antena: para captar os melhores sinais, ele também depende de certas posições. Não é isso que fazemos com as antenas externas antigas? Como o nosso corpo, o funcionamento é o mesmo.
Por tudo isso, tomamos a liberdade de fazer uma breve generalização analisando as mais significativas posições das mãos, procuramos explicar o porquê dessas mais usadas e sugerimos pequenos exercícios de Equilíbrio. Vale lembrar que nenhuma posição foi inventada, e sim, observada em outras filosofias/religiões (e as mentalizações utilizam nossos Chakras como base):
POSTURA PARA O EQUILÍBRIO INTERNO: é a posição tradicional das orações católicas, alguns mantras budistas, meditações e para o início e fim da prática do Yoga. Esta posição é ideal para uma melhor circulação INTERNA de energia e magnetismo. Mantenha as palmas das mãos unidas entre os dois mamilos (e com os antebraços paralelos ao solo, perpendiculares às palmas) na altura do seu coração (ou seja, no seu Chakra Cardíaco).
SUGESTÃO DE MENTALIZAÇÃO: mentalize uma forte luz verde circulando do centro do seu peito e sendo bombeada para todo seu corpo a cada batimento cardíaco. Visualize seu corpo internamente sendo preenchido por esta luz verde, levando Equilíbrio para cada canto dele. Se preferir, mantenha esta mesma posição com a ponta dos dedos na altura do terceiro olho (pouco acima entre suas sobrancelhas), mentalizando uma luz índigo (um azul marinho muito forte) circulando de forma veloz do ponto do seu terceiro olho (o Chakra Frontal) até preencher a totalidade de seu corpo, levando calma, tranquilidade e Equilíbrio para seu corpo inteiro.
POSTURA PARA O EQUILÍBRIO EXTERNO: Se a sua intenção for elevar seu espírito e buscar um alinhamento externo, uma das posturas ideais é esta postura. As mãos abertas funcionam como uma antena, capturando os sinais emanados pelas outras pessoas e pelo Universo ao seu redor. Usada tanto no Yoga como na oração do Pai Nosso, esta postura consiste em arredondar as palmas das mãos como se fosse uma concha, formando uma espécie de antena parabólica virada para cima - só que no Yoga, os polegares e indicadores de cada mão ficam encostados (e no Pai Nosso, só mantemos as palmas viradas para cima).
SUGESTÃO DE MENTALIZAÇÃO: Visualize uma forte luz violeta descendo pelo topo de sua cabeça (através do seu Chakra Coronário) e preenchendo sua cabeça, olhos, nariz, boca, queixo, pescoço e descendo seu corpo até sair pelas suas mãos, circulando também nos seu Corpos Sutis e lhe equilibrando interna e externamente. Sinta-se absorvendo esta luz a cada inspirada e pulsando este vibrante violeta a cada expirada, criando um fluxo energético vibrante e altamente equilibrador. Esta mentalização lhe sintonizará com o Alto.
POSTURA DE CURA: postura baseada no Reiki e no uso do calor humano canalizado através das palmas de nossas mãos; apoia-se a mão dominante (a mão que você usa para escrever) no coração e a outra no local que você quer “curar” (ou equilibrar).
SUGESTÃO DE MENTALIZAÇÃO: a cada inspirada, visualize uma luz verde sendo criada conforme seu coração bate, sendo pulsada e aumentando de tamanho, circulando cada vez maior e sendo emanada do seu coração até o local que você deseja reequilibrar. A ideia é emanar do centro do Chakra Cardíaco o Amor que proporcionará a cura/Equilíbrio do local afetado.
POSTURA DE BLOQUEIO: Se a sua intenção for o bloqueio de energias ruins, esta postura se dá com a mão dominante estendida para cima, como em um sinal de “pare”, e a outra mão cobrindo o coração. A mão do coração emana o Amor do nosso Chakra Cardíaco, e a dominante se coloca em uma posição de não permitir que energias ruins lhe afetem. Postura necessária quando você estiver em um local de energias pesadas ou diante de pessoas que lhe tragam algum tipo de sensação ruim.
SUGESTÃO DE MENTALIZAÇÃO: quando estiver em um local com energias pesadas ou diante de uma pessoa que você sente que emana uma energia ruim, adote esta posição sutilmente e, a cada inspirada, visualize uma forte luz azul descendo do Alto e formando uma espécie de escudo protetor (ou uma bolha) ao seu redor. Assim que esta bolha se formar, faça pulsar uma forte luz verde do centro do seu coração (Chakra Cardíaco), preenchendo a parte interna desta bolha. Desta forma, enquanto a bolha azul impede que energias ruins lhe afetem, a luz verde emanada por seu Cardíaco lhe manterá sintonizado ao Amor universal – e ele lhe manterá imune a qualquer tipo de influência negativa.
POSTURA DE EQUILÍBRIO CARNAL: postura para o alinhamento sexual, com a mão direita levemente apoiada em cima da região genital e a mão esquerda encostada no coração (seu Chakra Cardíaco). Obviamente, esta posição só é recomendada para ser feita em locais reservados.
SUGESTÃO DE MENTALIZAÇÃO: visualize uma luz verde sendo pulsada do centro do seu peito (Chakra Cardíaco) e sendo aumentada a cada vez que seu coração bate. Visualize esta luz preenchendo seu peito, seu estômago, a região no entorno do seu umbigo, seus intestinos até chegar na região genital. Inspire e expire, sentindo seu corpo sendo preenchido por esta luz verde a cada respirada. Contraia toda sua região genital e solte, visualizando esta luz verde circular entre a região genital e o coração (e utilizando o Amor próprio como ferramenta equilibradora das potentes energias sexuais de nosso corpo). Aos poucos, visualize esta luz verde sendo transmutada ao azul, trazendo mais calma e Equilíbrio para toda sua região genital. Considere esta mentalização finalizada quando for capaz de visualizar todo seu corpo preenchido por esta luz azul.
Bom... Antes de escolher as mentalizações sugeridas neste capítulo, lembre-se que a posição de seu corpo deve ser aquela que lhe proporciona maior relaxamento. Como praticante de Yoga, sei por experiência própria todos os benefícios de cada posição que executamos durante as aulas.
De qualquer forma, as mais comuns são SENTADO, DE PÉ ou DEITADO. Há quem defenda a postura sentada com a coluna ereta, mas acho que a postura correta sempre deve ser aquela que lhe trouxer menos desconforto.
Independente da sua escolha, não se esqueça:
1-Sua postura deve ser feita sem nenhuma dor – caso contrário, sua mente ficará mais preocupada com as dores.
2-Mantenha a mente ACESA. Se a posição escolhida te levar ao sono, sua mentalização não terá efeito.
3-Estas posições são apenas sugestões. Se você se sentir mais à vontade com outras, não há problema algum (mas lembre-se que estando de pé, você tende a se conectar com energias vindas do alto. Sentado, você tende a facilitar a circulação interna de energia. E deitado, você tende a relaxar mais).
Nenhum comentário:
Postar um comentário