terça-feira, 30 de junho de 2015

Particularidades no uso prático de Cristais

O uso dos Cristais é muito intuitivo e pessoal, e assim como em toda terapia holística/ integrativa, a Cristaloterapia/ Litoterapia oferece diversas alternativas, cabendo a você a escolha da que melhor se adequa às suas preferências (sem se esquecer da composição química, do seu sistema de cristalização, das suas propriedades energéticas, limitações e formas de potencializar cada pedra de acordo com seu formato, o local onde ela passou seu ciclo de vida e sua energia). Comece a entender algumas particularidades dos Cristais em seu uso prático e cotidiano. 

Se você ganhou ou comprou um ou mais Cristais, você já pode utilizá-los no seu dia a dia. E a principal forma de usar um Cristal, falando da forma mais genérica possível, é INTERAGIR O MÁXIMO POSSÍVEL COM ELE - ou seja, meditando com ele, energizando seus ambientes, carregando-o em seu bolso esquerdo (que é o lado do seu corpo com polaridade negativa - e que necessita de mais trabalho) ou deixando-o o mais próximo possível de você fisicamente. 

Existem Cristais que funcionam melhor em ambientes, outros que funcionam melhor quando carregados no seu bolso (passando o dia inteiro sintonizados com você) e outros quando colocados em contato direto com sua pele, pois suas propriedades minerais são melhor absorvidas em contato com a energia física do seu corpo. Algumas vezes, a sua intuição o guiará, mas como saber que pedra é ideal para o quê? 

Como em toda área, para um melhor entendimento, é necessário pesquisar e ler muito em relação a cada pedra (há diversos cursos, livros e sites bons para isso, com diversas definições e indicações para cada tipo de Cristal). No entanto, caso você seja uma pessoa muito intuitiva, o ideal mesmo é mesclar sua intuição com um estudo no mínimo básico das propriedades de cada Cristal (pois mesmo que algo lhe insinue que determinada pedra deverá ser usada em contato direto com sua pele, é importante saber se, por exemplo, ela não tem em sua composição algum componente que lhe gera alergia). 

Um exemplo prático que vivenciei logo que comecei a usar Cristais em meus atendimentos: tive uma atendida que reclamava de dor de cabeça, e pela proximidade da cabeça com o Chakra Coronário (no topo da cabeça) e a cor correspondente a ele (o violeta), apliquei um Reiki com uma Ametista em sua cabeça. Naquela época, apesar de saber dos poderes curativos, de transformação e proteção daquela pedra, eu não me ative ao mais importante: é um Cristal amplificador! Então, a dor de cabeça da atendida piorou, pois amplificou o estado que estava mais evidente nela (a dor). 


Esta foi somente a 1ª prova que tive de que o uso de Cristais realmente funciona e é preciso ter muito cuidado, pois a energia mais evidente do atendido vai se sintonizar com a energia que melhor combinar com essa energia mais evidente (PS: esta atendida hoje é apaixonada por Cristais e sempre pede para eu usá-los em nossos atendimentos...).

Uma das formas mais comuns no uso dos Cristais como tratamento holístico, é a combinação deles com seus Chakras correspondentes. Vamos abordar muito este assunto, mas para adiantar, Chakras são vórtices (canais) por onde circulam nossas energias internamente, de fora para dentro e de dentro para fora. Todos nós temos sete Chakras principais, além de muitos outros Chakras secundários espalhados pelo corpo. E o uso de Cristais é um excelente meio para alinhar, equilibrar e energizar nossos Chakras. 

Cada Chakra é associado a uma cor, e a cor de uma pedra irá se sintonizar com o Chakra associado a esta cor. É por isso que determinadas cores nos trazem sensações boas ou ruins: pelo fato de um de nossos Chakras estar alinhado, desalinhado, pouco energizado ou energizado em demasia em relação ao efeito associado a aquela cor. Este também é o princípio da Cromoterapia: nosso corpo atrai ou repele determinadas cores dependendo do nosso estado energético ou psicológico – e é por isso que nós gostamos tanto de algumas cores e evitamos usar outras em nosso dia a dia. 

Muitas casas de massagem utilizam os Cristais como ferramenta de trabalho, tanto em tratamentos apenas apoiando um Cristal em cada um de seus Chakras, ou fazendo uma massagem mais forte rolando ou friccionando estas pedras para desatar nós e massagear seu corpo. É notável o efeito destas pedras removendo bloqueios e energizando as áreas do corpo que você mais necessita.

O formato altera as propriedades do Cristal?

O que mais define as propriedades de um Cristal é seu sistema interno de cristalização (ou seja, sua estrutura molecular). Mas externamente, o formato altera SIM suas propriedades. Isto porque os Cristais pontiagudos funcionam melhor enviando ou atraindo energias, e as pedras brutas acabando tendo energias mais "puras" por passarem por menos manipulação humana. "Isto significa que as pedras polidas, roladas ou lapidadas não funcionam?". Não é bem assim... Elas só terão um caminho maior até serem limpadas, energizadas e programadas. Mas isto é muito pessoal. Há quem prefira pedras pequenas, circulares, lapidadas... Escolha aquelas que melhor se sintonizem com você.






É importante ressaltar que as pedras roladas também são polidas (por isso costumam ser mais "brilhantes" do que as brutas). Mas a eficácia dos Cristais em tratamentos diversos é impressionante, seja qual for o seu formato. Tive um caso de uma cãibra que foi quase que instantaneamente curada deixando uma Turmalina Negra em contato com a região dolorida. Apostei no poder de captar energias negativas dela e foi “tiro e queda” (e olha que o atendido era bem cético em relação ao uso de Cristais!). 

Concluindo: não podemos nos esquecer da sintonia da pedra com a pessoa que a compra. Se você é uma pessoa mais suscetível à estética, pode sentir um efeito maior de uma pedra no formato de um coração quando quer usá-la no Chakra Cardíaco, por exemplo. E o que dizer dos Cristais com formatos sagrados, como uma cruz, uma estrela de Davi ou outros formatos que carreguem um significado amplo para seu dono? Dá para deduzir que estes formatos amplificarão o efeito destas pedras se isto tiver um significado maior para seus donos.

Outras curiosidades:



Você pode usar um Cristal em ambientes, plantas e animais. Se for usar em crianças, lembre-se de priorizar Cristais menos potentes, pois as crianças são muito intuitivas e bem mais puras espiritualmente.

Agora que você tem mais informações sobre estas preciosidades da Natureza, “divirta-se” com suas pedras! E continue acompanhando nossos textos sobre este fantástico universo cristalino aqui neste blog.


Nenhum comentário:

Postar um comentário